Nota sobre o futuro do Lotus

Recentemente o chat BOL alterou seu protocolo de transferência HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) para HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).

O que isso significa?
A partir de agora, vocês vão acessar o chat BOL com mais uma camada de segurança. Ou seja, todos os parâmetros que sair de seu computador será criptografado e enviado para o servidor BOL.

Como o Lotus funcionava?
Uma vez que o protocolo de transferência do BOL não exigia autenticidade do servidor e nem do cliente por meio de certificados digitais, a conexão era feita através de uma simples requisição HTTP. Isso resultava em uma conexão rápida e eficaz. Sendo assim, o tamanho e o consumo da memória no sistema era bem baixo, comparado a outros softwares de mesmo segmento.

O que muda com a alteração do protocolo de transferência HTTP para HTTPS do BOL? 
Essa mudança fez com que o Lotus parasse completamente de funcionar, uma vez que a estrutura do Lotus foi projetada para fazer apenas requisições HTTP.

O Lotus irá voltar a funcionar algum dia? 
O objetivo do Lotus era facilitar, acelerar e adicionar funcionalidades para o chat BOL. Após essa alteração, devido alguns requisitos para acessar o protocolo HTTPS, o Lotus passaria a consumir mais memória do sistema, aumentar o tamanho e diminuir drasticamente a velocidade/desempenho, sendo assim, perdendo o propósito inicial. Diante disso, seria inviável dar continuidade no Lotus.

O futuro?
Como a versão atual do Lotus ficará totalmente obsoleta, irei "disponibilizar" a mesma para estudo.

Para obter o código fonte do Lotus clique aqui.